quarta-feira, 25 de abril de 2012

HISTÓRICO


   A Escola Estadual de Ensino Fundamental Visconde de Pelotas, teve origem numa casa particular, situada na Rua Silva Jardim 318, onde desde 06 de abril de 1932, duas professoras, numa sala davam aula às crianças das redondezas. Em 18 de abril do mesmo ano, o decreto número 708 criava a "aula isolada" que, a partir do dia seguinte, começou a funcionar oficialmente.

   O número de alunos cresceu e determinou mudanças, ainda que na mesma Rua, a primeira levou a Escola para o número 396. A segunda situou-a no número 413, era, então, chamada de "aulas reunidas" e contava com cinco professoras que trabalhavam  sob a direção de Silvia farias. Posteriormente, a escola foi transferida para a Rua Freire Alemão, nº 361.

   Em 1938, ocorreu nova alteração de endereço, agora, para o número 18, da Estrada Pedreira, que mais tarde se chamaria Plinio Brasil Milano, alçada à categoria de Grupo Escolar, passou a denominar-se Grupo Escolar Estrada da Pedreira. Até 15 de novembro de 1939, porém,  por sugestão de seus professores, a Instituição foi conhecida por Grupo Escolar Independência, quando, por ocasião da comemoração do Cinquentenário da Proclamação da Republica, teve seu nome e localização novamente alterados:

   Passou a chamar-se Grupo Escolar Visconde de Pelotas e a desenvolver suas atividades na Rua 24 de outubro nº 1601, conforme decreto nº 15471 de 14 de setembro de 1939.  Na cerimonia de inauguração fizeram-se presentes inúmeras autoridades civis, militares, religiosas e parentas do patrono. Suely Schroeder, diretora do educandário, em nome da Família Câmara,  recebeu as insígnias da ordem da rosa, conferidas ao ilustre militar, Jose Antônio Corrêia da Câmara, Visconde de Pelotas.

   Em março de 1962, o Grupo Escolar Visconde de Pelotas foi transferido para um prédio de madeira, construção típica das escolas estaduais da época, sediado na Rua Artur Rocha, sem número, no bairro Mont.' Serrat. Contava, então, com onze salas, uma clientela oscilante entre 840/900 alunos, que eram atendidos por uma média de 120 professores.

   Em março de 1987, o velho prédio foi interditado pelo prefeito Alceu Collares. Na ocasião, os trabalhos da comunidade estudantil do Visconde Pelotas passaram a ser desenvolvidos na antiga Escola Daltro Filho, localizada na Rua Coronel Bordini, em quatro turnos: manhã, intermediário, tarde e vespertino.

  A construção do novo prédio do Visconde ocorreu durante a gestão do Governador Pedro Simon e do Secretário de Estado da Educação,  Ruy Carlos Ostermann. A inauguração oficial das novas dependências da escola deu-se em janeiro de 1990, ainda que as respectivas atividades pedagógicas tivessem tido inicio em novembro do ano anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário